quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Qualidade

"Não há qualidade sem controle de qualidade."
 (Pierre Cazalis. In: PUC-RS Informação, nº 135, jul/ago 2007, p.25.)

"Qualidade não é um acaso.
 Resulta de intenção, esforço e competência." (George Herbert)

"Não é para incluir socialmente, é para potencializar o que é bom."
(Heloísa Buarque de Hollanda - sobre trabalho com a periferia no projeto "Universidade das Quebradas" - UFRJ - em entrevista ao programa "Umas Palavras" canal Futura - em 2010).

"... e a sua melhor amiga é a pressão. Sem cobrança você não melhora."
Jogador de basquete Oscar – em comentário no último dia do Pan Rio 2007 (29/07/07)


"Tornar-se uma estrela talvez não seja o seu destino, mas ser o melhor é um objetivo que você pode se fixar."
(Kenneth Hildebrand)

“O importante não é vencer, é competir com dignidade.”                                                            (frase inspiradora do “espírito olímpico”, cunhada em 1908 pelo Bispo de Londres ao abrir a cerimônia dos Jogos Olímpicos, e adotada pelo Barão de Coubertin, fundador das Olimpíadas da era moderna)

“A idéia de excelência se traduz muito mais em ser o melhor possível, do que em ser melhor do que os outros.”                                                            
 (frase mencionada em entrevista na TVE em 07/08/08, inspirada no pensamento do Barão de Coubertin)


“Desconheço fato mais encorajador que a inquestionável habilidade do homem para elevar a vida através do esforço consciente.
(...)
Modificar a natureza do dia, eis a arte superior às demais. Compete a todo homem a tarefa de fazer a própria vida, inclusive nos pormenores, digna de contemplação”.
(Henry D. Thoreau. In: Walden, p.92.)


"É bom amar tanto quanto possamos, pois nisso consiste a verdadeira força, e aquele que ama muito realiza grandes coisas e é capaz, e o que se faz por amor está bem feito. (...)
Se continuarmos a amar sinceramente o que na verdade é digno de amor, e não desperdiçarmos nosso amor em coisas insignificantes, nulas e insípidas, obteremos pouco a pouco mais luz e nos tornaremos mais fortes.
Quanto antes procurarmos nos qualificar num certo ramo de atividade e numa certa profissão, e adotarmos uma maneira de pensar e de agir relativamente independente, e quanto mais nos ativermos a regras fixas, mais firme se tornará o caráter, sem que para isto tenhamos de nos tornar limitados.
E é sensato fazer estas coisas, porque a vida é curta e o tempo passa depressa; se nos aperfeiçoamos numa única coisa e a compreendemos bem, alcançamos além disto a compreensão e o conhecimento de muitas outras coisas." 
(Van Gogh. In: Cartas a Théo, p. 8)


EFICIÊNCIA X EFICÁCIA  (“SLOW” ATITUDE)

Portanto, essa “atitude sem pressa” não significa fazer menos, nem ter menor produtividade. Significa, sim, fazer as coisas e trabalhar com mais qualidade e produtividade, com maior perfeição, com atenção aos detalhes e com menor nível de stress. Este fenômeno, conhecido como “slow atitude”, está chamando a atenção até dos americanos, apologistas do “Fast” e do “Do it Now”.
(Luiz Valério)


"Mesmo que seu destino seja ser um varredor de rua, vá até lá e varra as ruas como Michelangelo pintava; varra as ruas como Handel e Beethoven compunham música; varra as ruas como Shakespeare escrevia poesia; varra as ruas tão bem a ponto das hostes angélicas e terrenas serem obrigadas a parar e dizer: 'Aqui viveu um grande varredor de rua que fazia um trabalho muito bem feito'.
Se não puder ser um pinheiro no alto da montanha
Seja uma touceira no vale - mas seja
A melhor touceira do sopé da montanha.
Seja um arbusto se não puder ser árvore.
Se não puder ser rodovia, seja uma trilha
Se não puder ser o sol, seja estrela;
Não é pelo tamanho que se vence ou fracassa -
Seja o melhor daquilo que você é." 
(Martin Luther King)