segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Sucesso

"O sucesso é um projeto coletivo."  (Malcolm Gladwell)  

"Sucesso é conseguir o que se quer e felicidade é gostar do que se conseguiu."
(Dale Carnegie)

“Há, de qualquer forma, um heroísmo escondido nas vidas mais obscuras. Casar, ter um lar, filhos, sustentar a família, pode ser - é muitas vezes, senão quase sempre - uma forma secreta de heroísmo.”
(comentário sobre o livro Ainda resta uma esperança, de J. M. Simmel, na capa da obra)


“Audaces fortuna iuvat.” (Virgilio)
"A sorte favorece os audazes."

"Querer a felicidade já é ser feliz." (Jacques Demy)

"Sucesso é fazer o que se quer." (Fernando Trueba – cineasta)

“Desconheço fato mais encorajador que a inquestionável habilidade do homem para elevar a vida através do esforço consciente.
(...)
Modificar a natureza do dia, eis a arte superior às demais. Compete a todo homem a tarefa de fazer a própria vida, inclusive nos pormenores, digna de contemplação”.
 (Henry D. Thoreau. In: Walden, p.92.)

"O preço da grandeza é a responsabilidade sobre todos os seus pensamentos."  (Winston Churchill)

"Ser feliz é a capacidade que você tem de dar valor àquilo que tem." 
(autoria desconhecida)


"O sucesso é uma ofensa pessoal em qualquer lugar do mundo."
(Miguel Falabella)

"Há duas coisas que ninguém perdoa: nossas vitórias e nossos fracassos."
(Millôr Fernandes)

"Para a maior parte do mundo, o sucesso nunca é ruim. Agora lembro: quando Hitler fez seu movimento descontrolado e triunfante, muitos homens honrados buscaram virtudes nele e as encontraram. (...) Força e sucesso: isto está acima da moral, acima da crítica. Parece, portanto, que não importa o que a gente faz, mas como faz e do que chama."
(John Steinbeck. In: O inverno da nossa desesperança, p.223-4.)

"Uma amiga muito querida decidiu fazer um concurso (...). Ao longo do período que o antecedeu, fez tudo o que estava a seu alcance. Estudou, preparou-se, organizou a documentação necessária, enfim dedicou-se ao concurso. É certo que desejava entrar naquela instituição. No entanto, como isso não dependia dela exclusivamente, ao final de um árduo e cansativo processo, não foi selecionada.

   Logo após a publicação dos resultados, quando falávamos sobre o acontecido, ela expressou sua tristeza por não ter sido selecionada, mas estava feliz por tudo o que aprendeu. Havia vivido o processo plenamente, tendo se dedicado da melhor forma possível naquele momento. Enquanto conversávamos, percebi claramente que o que me contava era um lindo exemplo para este livro, pois representava a escolha de um caminho e não de um resultado. Parece pouco claro? Ela não desejava ser selecionada? Certamente, ao escolher, sabia de seu desejo de ingressar na instituição e sabia, também, que seu ingresso não dependia exclusivamente dela. Então, fez o que lhe cabia. Dedicou sua atenção na preparação do concurso, viveu o processo, esteve aberta para os aprendizados que são proporcionados quando estamos presentes em nossas vidas e cresceu. Saiu mais si-própria do que quando entrou, independente do resultado obtido.

   Minha amiga escolheu preparar-se para o concurso. Vivendo assim sua escolha, teve sucesso. Escolheu viver um caminho, em vez de esperar por um resultado."

(Denise Aerts/Christiane Ganzo. In: A vida como ela é para cada um de nós, p.56-57.)


"Poder sobre os outros é fraqueza mascarada de força. O poder verdadeiro reside no interior e está ao seu alcance." 
(Eckhart Tolle)