quarta-feira, 9 de julho de 2014

Esforço

"Não existem atalhos para qualquer lugar que valha a pena ir." (autor desconhecido)

"É um privilégio trabalhar duro por algo que vale a pena." (do filme "Ponte para Terabítia")

“Dizem que o gênio é a capacidade infinita de se esforçar.”
(Arthur Conan Doyle – In: Um estudo em vermelho, p.51)

"É o esforço constante e determinado que quebra a resistência e varre todos os obstáculos." (Claude M. Bristol)

“Desconheço fato mais encorajador que a inquestionável habilidade do homem para elevar a vida através do esforço consciente.
(...)
Modificar a natureza do dia, eis a arte superior às demais. Compete a todo homem a tarefa de fazer a própria vida, inclusive nos pormenores, digna de contemplação”.
(Henry D. Thoreau. In: Walden, p.92.)


"Tempos difíceis não duram. Pessoas fortes, sim." 
(do seriado "Elementary")

"O ano está no dia. O dia está na manhã."
(John Steinbeck. In: O inverno de nossa desesperança, p.13.)

“Olhei para a vela que ardia com luz débil, sobre a mesa; era-me agradável olhá-la lembrando-me das que vira, em criança, na velha casa paterna. Parecia-me ver, por entre as pálpebras semicerradas, um menino caminhando com dificuldade na neve numa manhã de inverno a caminho da escola, com uma maço de livros em bandoleira e uma vela de sebo na mão. Cada um de nós tinha que levar uma vela para a acender sobre a sua carteira, na classe. Alguns levavam uma vela grossa, outros uma vela fininha tal como aquela que brilhava agora em cima da mesa. Eu era rico e na minha carteira ardia uma vela grossa. Na mesa ao lado ardia a vela mais delgada de toda a aula, porque a mãe do pequeno que estava ao meu lado era muito pobre. Mas eu fiquei reprovado no meu exame de Natal e aquele pequeno foi o primeiro classificado porque tinha mais luz no cérebro.”
(In: MUNTHE, Axel. O livro de San Michele. 15 ed. Porto Alegre/Rio de Janeiro, 1984.p.133)


"Mesmo que seu destino seja ser um varredor de rua, vá até lá e varra as ruas como Michelangelo pintava; varra as ruas como Handel e Beethoven compunham música; varra as ruas como Shakespeare escrevia poesia; varra as ruas tão bem a ponto das hostes angélicas e terrenas serem obrigadas a parar e dizer: 'Aqui viveu um grande varredor de rua que fazia um trabalho muito bem feito'.
Se não puder ser um pinheiro no alto da montanha
Seja uma touceira no vale - mas seja
A melhor touceira do sopé da montanha.
Seja um arbusto se não puder ser árvore.
Se não puder ser rodovia, seja uma trilha
Se não puder ser o sol, seja estrela;
Não é pelo tamanho que se vence ou fracassa -
Seja o melhor daquilo que você é." 
(Martin Luther King)

"Uma amiga muito querida decidiu fazer um concurso (...). Ao longo do período que o antecedeu, fez tudo o que estava a seu alcance. Estudou, preparou-se, organizou a documentação necessária, enfim dedicou-se ao concurso. É certo que desejava entrar naquela instituição. No entanto, como isso não dependia dela exclusivamente, ao final de um árduo e cansativo processo, não foi selecionada.

   Logo após a publicação dos resultados, quando falávamos sobre o acontecido, ela expressou sua tristeza por não ter sido selecionada, mas estava feliz por tudo o que aprendeu. Havia vivido o processo plenamente, tendo se dedicado da melhor forma possível naquele momento. Enquanto conversávamos, percebi claramente que o que me contava era um lindo exemplo para este livro, pois representava a escolha de um caminho e não de um resultado. Parece pouco claro? Ela não desejava ser selecionada? Certamente, ao escolher, sabia de seu desejo de ingressar na instituição e sabia, também, que seu ingresso não dependia exclusivamente dela. Então, fez o que lhe cabia. Dedicou sua atenção na preparação do concurso, viveu o processo, esteve aberta para os aprendizados que são proporcionados quando estamos presentes em nossas vidas e cresceu. Saiu mais si-própria do que quando entrou, independente do resultado obtido.

   Minha amiga escolheu preparar-se para o concurso. Vivendo assim sua escolha, teve sucesso. Escolheu viver um caminho, em vez de esperar por um resultado."

(Denise Aerts/Christiane Ganzo. In: A vida como ela é para cada um de nós, p.56-57.)