quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

Relacionamento

     "Certamente, parece que eles têm tudo. Esta casa incrível, muito dinheiro, beleza, saúde e fama.
        Mas algo falta para os dois: amor e amizade. Um desejo e vontade de deixar de lado seu ego para melhorar o dia-a-dia de seu amado."
(do filme "Papa Hemingway - uma história verdadeira")

"Numa relação, é bem mais construtivo somar competências em vez de enfatizar os erros e deficiências."
Ema Dias dos Santos

"É melhor nos fraternizarmos nas dificuldades do que ficar culpando um ao outro." (Ângelo Gaiarsa)

"O amor não consiste em olhar um para o outro, mas sim em olhar juntos para a mesma direção." (Antoine de Saint-Exupéry)

 "Mais humor, menos rancor."

"Quando há competição de competência entre as pessoas, todos perdem." (Bibi Ferreira)

“Entre ter razão e ser feliz, eu prefiro ser feliz."
(frase baseada em fala de Ferreira Gullar, proferida na entrevista abaixo):
“…uma mesa sobre escritores exilados ao lado do poeta palestino Mourid Barghouti. E foi nessa Flip que eu disse uma frase que se tornou famosa. Discutíamos sobre a tensa relação de Israel com a Palestina quando observei que os dois lados argumentavam de forma convincente. O problema é que isso resulta em uma guerra sem-fim. Foi quando, para exemplificar minha opinião, contei um caso familiar de quando tive uma discussão boba com minha companheira, Cláudia (Ahimsa, poeta que conheceu em 1994), mas que ficou tão acalorada a ponto de ela decidir não ir mais ao cinema. Foi embora e me deixou cheio de razão mas muito triste. Nesse momento do debate, eu disse a tal frase: “Não quero ter razão, quero é ser feliz” (Ferreira Gullar-2010)

"É bom amar tanto quanto possamos, pois nisso consiste a verdadeira força, e aquele que ama muito realiza grandes coisas e é capaz, e o que se faz por amor está bem feito. (...)
Se continuarmos a amar sinceramente o que na verdade é digno de amor, e não desperdiçarmos nosso amor em coisas insignificantes, nulas e insípidas, obteremos pouco a pouco mais luz e nos tornaremos mais fortes." 
(Vincent Van Gogh. In: Cartas a Théo, p. 8)

Desejo que você tenha a quem amar / e quando estiver bem cansado / ainda exista amor para recomeçar." (trecho da letra da música Amor pra recomeçar, de Mauricio Barros / Mauro Santa Cecilia / Roberto Frejat)

   "Irritabilidade. Petulância. Ansiedade. Desejo subconsciente de notar algo de errado em qualquer expressão que ela usasse. Necessidade de criticá-la, de fazê-la sentir-se mal consigo mesma. Eu notava isso a cada vez que falávamos. E odiava o fato. Não era assim que devíamos ser. Devíamos nos amar, tratar um ao outro com respeito e gentileza." 
(John Boyne. In: O palácio de inverno, p. 165).

“Onde não houver amor, não te demores.”
Algumas referências quanto à autoria/citações:
"Wo man nicht mehr lieben kann, da sol man – vorübergehn!" (Onde já não se pode amar, deve-se passar.) Friedrich Wilhelm Nietzche (1844-1900)
“Dovunque tu non puoi amare, non tardare.” (Onde não puderes amar, não te demores.) Eleonora Duse (atriz italiana – 1858-1924)

A mulher apontou para a filha.

   - Essa criança esquisita quer ler todos os volumes antes de completar 21 anos. Ótimo, eu disse para ela, você vai ganhar (...) essa obra de referência, mas vai ficar sem presente de aniversário. E de Natal também. (...) O senhor acha isso normal? - perguntou a mãe, ansiosa. - Nessa idade?

   - Acho sua filha uma menina corajosa, inteligente e correta.

   - Contanto que não se torne inteligente demais para os homens.

   - Para os burros ela vai se tornar, Madame. Mas quem os quer, no final de contas? Um homem estúpido é a ruína de uma mulher."

(Nina George. In: A livraria mágica de Paris, p. 2



"Poder sobre os outros é fraqueza mascarada de força. O poder verdadeiro reside no interior e está ao seu alcance." 
(Eckhart Tolle)