"(...) o bem-estar não depende do conforto, da tranquilidade ou de situações favoráveis, mas simples e unicamente da sensação de ir em frente.” (Amyr Klink. In: Cem dias entre céu e mar, p. 114)
"A saúde comportamental depende de amor, trabalho e lazer." (...)
Boa genética e hábitos saudáveis, que incluem alimentação equilibrada e exercícios, são fundamentais, segundo Montgomery. Sua recomendação para as mulheres, desafiadas pela tripla rotina, é que exerçam suas funções sem precisar da aprovação dos outros. "Depressão é a doença das pessoas que vivem sob o olhar dos outros", alerta.
(trecho de matéria sobre o médico Malcolm Montgomery. In: jornal Correio do Povo, Porto Alegre, 30/09/2008, p.13.)
"Mais humor, menos rancor."
"Querer a felicidade já é ser feliz." (Jacques Demy)
"C'est mieux un pain à la poche qu'une plume au chapeau."
(É melhor um pão no bolso que uma pluma no chapéu.)
(da fachada de uma padaria em Grenoble - França)
"Essa era sua vida. Não a vida com que um dia havia sonhado, não a vida que sua versão mais jovem jamais teria imaginado ou desejado, mas a vida que ela levava, com todas as suas complexidades. Essa era sua vida, construída com zelo e atenção, e era boa." (Kim Edwards. In: O guardião de memórias, p. 201)
"Encontre seu lugar. Seja feliz com o que tem. Trate bem todo o mundo. Viva uma boa vida." (Vicki Myron. In: Dewey - um gato entre livros, p. 265)
“A maioria das pessoas quer aquilo que não pode ter. O dia em que você acorda e percebe que esse desejo é algo totalmente fútil, e observa aquilo que realmente tem, é o momento que começa a trilhar o caminho da satisfação relativa. A vida é uma loteria, os dados são lançados e temos que fazer o melhor com o que recebemos." (Lucinda Riley. In: A luz através da janela, p.265)
"Mais uma vez, é preciso raciocinar em termos de sapatos. Ninguém quer o par maior. O que se quer é um par que sirva. Quando os sapatos são grandes demais, os pés ficam esfolados e cheios de bolhas." (Patrick Rothfuss. In: O temor do sábio, p.382)
"Como pode ser ilusão aquilo que nos faz tão felizes?" (Goethe)
“Plantar seu próprio alimento é como imprimir seu próprio dinheiro.” (Ron Finley)
"Pois afinal (...), creio que os dias melhores e mais doces não são aqueles em que acontece algo muito esplêndido ou maravilhoso e empolgante, mas sim aqueles que trazem os pequenos e simples prazeres, suave e sucessivamente, como pérolas soltando-se de um colar." (Lucy Maud Montgomery. In: Anne de Avonlea, p. 131)